Sunday, November 8, 2009

É bucha!

Como acredito mesmo que “informação é poder”, quero aproveitar esse espaço pra contar minha (péssima) experiência com a marca de computadores Dell e alertar futuros compradores.

Comprei um notebook dessa marca em dezembro de 2007 pra uso doméstico.  No meio deste ano a fonte (carregador) apareceu queimada. Pois bem, sem saber do que se tratava na verdade, adquiri uma segunda fonte achando que a primeira tinha ficado velha. Então, um mês depois a segunda queimou. Percebi que o problema deveria ser no notebook,  pois além de ser muita coincidência 2 fontes queimarem em pouco intervalo de tempo, quando o note inicializava aparecia um aviso dizendo que a bateria não estava sendo reconhecida  havia algumas semanas.

Minha idéia inicial foi, por motivos óbvios, ligar para a Dell. Foi aí que um atendente, sem nunca ter visto o meu notebook, apenas pelo meu relato, me disse que só de saída teria que comprar uma bateria de 9 células nova, porém que era interessante que eu fosse numa assistência qualquer pra ver qual era o problema realmente já que a Dell NÃO POSSUI assistência técnica autorizada para equipamentos fora da garantia. Me passou para o setor de compras no qual uma mocinha me falou que por uma bagatela de quase R$ 600,00 reais eu poderia adquirir uma bateria nova.

Pensei: me ralei. Estou f.

Levei em um técnico no centro de Porto Alegre  e quando cheguei lá, só pela cara do rapaz já fiquei cheia de maus pressentimentos, achando mesmo que a solução seria bem simples: a lata do lixo. Após algumas semanas de análise, fui informada que a peça (um componente da placa-mãe) havia entrado em curto circuito e que não havia como fazer a reposição.

Já quase sem esperanças levei o notebook para uma segunda assistência, em frente à anterior. Lá me deram um laudo de que o problema era outro. Tentei ligar de novo para a Dell e dessa vez fui informada de que poderiam fazer um diagnóstico do problema pelo telefone, mas para isso precisaria que o computador estivesse ligado. Porém, é obvio que não ligaria ele em fonte alguma sob o risco de danificar mais um equipamento.  O atendente só teve a me dar os pêsames pois não havia outra maneira de me ajudar. Voltei à assistência (do centro) e autorizei o conserto num valor de R$ 250, 00, com garantia de 3 meses. Um dia depois peguei o computador pronto e até agora não deu problema algum.

Apesar de ter bons computadores, infelizmente não é possível confiar em uma empresa que não disponibiliza assistência técnica apropriada e de fácil acesso para seus produtos que não estão mais na garantia. Ou seja, é preciso mendigar atendimento, correr atrás de peças caras e escassas, ou então adquirir planos de garantia estendida que custam pequenas fortunas. Ah, ainda há saída desesperada de desistir do seu notebook com problema, jogá-lo no lixo, contribuindo para a enorme lixeira digital que vem se tornando nosso mundo, e comprar um micro novinho em folha (e assim não se incomodar pelo menos até vencer sua garantia). Simples: basta comprar DELL.

Texto: Thais Brandão e Ale Lucchese

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