Monday, October 5, 2009

Alienware M17x - Portátil de Topo

Hoje em dia, escolher os componentes que queremos ter nos nossos portáteis, tornou-se quase tão vulgar como nos pc’s de secretária. A Dell, através da gama de dispositivos da Alienware, é um bom exemplo disso. Mas o preço destes bichinhos, será talvez a razão para as vendas não serem muito elevadas.

Cria o teu Dell Alienware

Como escolhi os componentes:

Clica para ver a descrição completa.

- Processador: É sem dúvida o elemento mais caro desta configuração, e que com o tempo baixará de preço. Trata-se de um sistema QuadCore, que sem dúvida pesa no preço desta configuração. Por menos £500, pode escolher o Intel® Core™ 2 Duo T9800 (2.93GHz,1066MHz FSB,6MB L2 Cache) que também é uma excelente opção, com um preço muito mais acessível.

- Disco: O tamanho conta. O preço das drives SSD ainda está longe de rivalizar com os tipicos discos rígidos. E normalmente, quanto maior o disco, menor o preço por Gb que se paga.

- Memória: Na configuração do site, é possível escolher até 8Gb de SDRAM. Mas pagar £900 por 4Gb adicionais de SDRAM, é inaceitável para 99% da população mundial, por isso excluí essa hipotese.

- Gráfica: Se prefere a ATI em vez da NVIDIA, pelo mesmo preço tinha a Single 1GB ATI® GDDR5 Mobility™ Radeon™ HD 4870, ou então poderia optar por sistemas SLI/Crossfire. Mas na tecnologia actual, ainda não se justifica esse investimento, por isso optei pelo sistema com apenas uma placa gráfica.

- Leitor: O blu-ray está á porta, mas a sua massificação parece demorar. Ainda não se justifica ter gravadores de blue-ray, até porque hoje em dia, se queremos guardar as nossas fotos ou videos, temos os discos externos ou media centers. Mas um leitor é uma boa opção a pensar já no futuro.

- Ecrã: As duas opções existentes, um com 1440×900, outro com 1920×1200, com diferença de £80, justifica completamente a resolução adicional, neste portátil de topo, preparado para a alta definição actual, e outras futuras.

- Bateria: a bateria de 9 celulas era a única opção disponível, por essa razão, tem obrigação de dar bastantes horas em uso ao sistema. Claro que isto depende sempre do perfil energético defenido no Windows, e das aplicações que correm.

- Outros elementos: Na escolha do software, não escolhi nenhum elemento excepto o Windows Vista, infelizmente, o Windows 7 ainda não faz parte da lista de Sistemas Operativos disponíveis. Antivirus existem aos molhos, e felizmente, a grande maioria são de boa qualidade, e cada utilizador tem o seu preferido, que nunca lhe deu problemas.

- Garantia/Seguro: Ter um seguro contra acidentes, pode fazer a diferença entre ter sorte, ou deitar dinheiro ao lixo. Quem joga pelo seguro, terá sempre(/ou quase sempre) sorte.

No geral, temos um computador portátil, mas não muito. Porquê? Um pc de 17″, com todos estes elementos, nunca deverá pesar menos de 3Kg. Apesar disso, é uma máquina excelente para correr as aplicações mais exigentes. Mas de momento, os portáteis com menos de 17″, não têm espaço fisico para tantos elementos, o que coloca restrições na escolha dos elementos destes, e tira alguma liberdade na sua escolha. Nesta configuração, o processador QX9300 será talvez o elemento que não justifica o seu preço, o que torna o T9800 na melhor escolha, e baixa o preço da configuração para as £2200 ~~ 2 391.77 €.

E num futuro bastante próximo, o Windows 7 será a melhor escolha, em termos de Sistemas Operativos.

No comments:

Post a Comment